Feng Shui- Harmonizando sua casa e sua vida!
Vivemos tempos tumultuados e turbulentos! O stress, principalmente das grandes cidades sufoca nossa paz, e cria inúmeros desconfortos em nossa rotina, saúde e qualidade de vida. Não é fácil viver assolado por medos, inseguranças, pressões e stress. Todos nós sabemos disso.
Portanto nunca foi tão urgente ter em casa um ambiente propício para recarregar as energias, um espaço realmente “sagrado” onde possamos conectar com nossa divindade e assim fortalecer o espírito e a matéria para a luta diária da vida.
Temos no Feng Shui uma filosofia milenar chinesa, que remonta há cerca de 5000 anos, e nos ajuda a harmonizar ambientes, através da correta manipulação do Ch´i, a energia vital invisível que permeia a tudo e a todos. A tradução de Feng Shui é “vento e água”, sendo o vento o lado vital e invisível e a água o lado observável e em constante transmutação e fluência. As suas origens milenares estão no I Ching (O Livro das Mutações), nos conhecimentos que geraram os princípios da Medicina Tradicional Chinesa e da Acupuntura. A arte dessa filosofia está em trabalhar o vento que não se pode entender e a água que não se pode agarrar, ou seja, compreender as forças da natureza e a melhor forma de interagir com elas para que dessa forma possa nos trazer boas energias em nossos ambientes. [more…]É na verdade uma integração entre o homem e a natureza que o cerca, lembrando que nesse caso natureza não é apenas as plantas, as árvores, aquilo que está fora, mas também aquilo que está “dentro”, ou seja, os materiais usados no ambiente, os objetos, a energia vital que circula pela casa, a incidência de sol, vento, a iluminação, enfim, todo o conjunto de conhecimentos que a Arquitetura leva em conta para desenvolver projetos e construções.
No Feng Shui levamos em conta também a topografia do terreno: montanhas, vales e cursos de água, cujas formas, tamanhos, direções e profundidades são moldadas e determinadas pela ação contínua do Feng Shui, vento e água, forças poderosas da natureza.
O fluxo do Ch´i é de extrema importância no estudo do Feng Shui, e precisamos integrar as influências do céu, da geografia com as nossas ações humanas harmoniosas, para ter um com Ch´i circulando em nossos ambientes, e de forma alguma bloquear ou interferir nesse fluxo auspicioso de energia vital, que será responsável por trazer harmonia, saúde e prosperidade aos espaços que habitamos.
Todos nós com certeza já experimentamos a sensação de entrar em um lugar e “não gostar”, ou não se sentir bem ali. Sair de lá com a sensação de peso, tristeza, raiva, ou simplesmente uma sensação ruim que nos faz automaticamente não querer voltar, não é mesmo? Então, é isso que o Feng Shui estuda, e como identificar, corrigir e potencializar as energias daquele local, para que passe a circular um fluxo mais auspicioso de energia vital!
Compreender, equilibrar e curar (quando necessário) esse fluxo, interligando-os a nós seres humanos, é o que resulta na Arte do Feng-Shui. Assim procedendo, ou seja, equilibrando, captando e atraindo o “Ch’i” para dentro de um local, fazendo-o fluir através do espaço; o próprio ambiente nos entregará a energia necessária para alcançar equilíbrio, paz, harmonia, prosperidade e abundante sorte em nossas vidas. O objetivo do Feng-Shui, através do equilíbrio e da Harmonia resultante das boas vibrações (CH’I), é trazer para dentro do espaço que vivemos, a prosperidade em todos os sentidos da vida!
No meu trabalho, como arquiteta e consultora e nos meus workshops de Feng Shui, procuro sempre passar o conceito de “harmonização ambiental e pessoal” mostrando a importância da intuição no processo de harmonização, equilíbrio pessoal, assim como dicas para trazer boas energias para sua casa e sua vida. Entendo que mais do que seguir determinadas regras e aplicar determinadas “curas”, o mais importante é você “sentir” sua casa, e para isso é fundamental que você aperfeiçoe esse aparelho fantástico que temos chamado “intuição”. É bastante possível interagirmos com o ambiente de nossa casa, e como digo sempre “sentir” a casa. Perceber onde está o problema, onde falta energia, e compreender então, por analogia e simbologia que área de nossa vida que precisa de intervenção.
E a partir do uso da intuição no processo, aí sim, podemos utilizar algumas dicas muito importantes, e de certa forma gerais que enumerei para vocês:
– Preste muita atenção á sua porta de entrada, não deixe nada atrapalhar a abertura da porta, que é por onde captamos primeiramente o fluxo de Ch´í.
– Preste atenção à circulação interna da casa, ou os corredores pode onde acessamos quartos e cômodos, não tenha móveis pelo caminho, a ponto de ter de desviar deles para passar. Isso bloqueia a boa energia da casa
– Cuidado com os famosos “muquifos” (nota minha para designar os famosos montinhos de quinquilharia que acumulamos em armários, mesas de trabalho, cantos da casa, quartos, etc.). Os “muquifos” são perfeitos para estagnar energia em nossa vida, ajudando a bloquear o fluxo do bom Ch´i, consequentemente bloqueando a prosperidade também.
– Cuidado especial aos banheiros. Procure deixar as tampas da bacia abaixadas sempre. Ventile os banheiros sempre que possível, e caso seu banheiro não tenha janela, então procure deixar a porta aberta após tomar banho, para sair a umidade, os vapores, e facilitar a ventilação.
-Para uma noite de sono adequada, que é tudo que precisamos para recuperar a energia gasta no dia, procure pintar o quarto com cores tranquilizantes, e de preferência não ter espelhos em frente à cama, que reflitam você dormindo.
-Plantas dentro de casa são muito bem vindas, pois as plantas sempre energizam e reciclam a energia interna.
– A limpeza de uma casa, tanto a física quanto á energética são simplesmente “fundamentais” a meu ver. Quando falamos em limpeza energética falamos naquelas técnicas, nem sempre compreendidas pelas pessoas, mas muito bem aceitas em ambientes religiosos e espirituais. Temos as defumações, as orações, as magias, as simpatias utilizadas dentro das famílias, e as práticas religiosas que ensinam muitas técnicas de limpeza energética e espiritual. Escolha uma, e faça com muita fé, mas faça regularmente. Você verá como muda a qualidade de energia da sua casa, se fizer disso uma constante na sua vida.
– Os aromas, tanto em incensos, como em aromatizadores ambientes, ou velas perfumadas são também um excelente recurso, barato, para se alterar a energia de uma casa. O aroma é rapidamente percebido, e normalmente antecede o sentido da visão, porém estamos perdendo essa capacidade de prestar atenção ao olfato, que tanto revela sobre a energia de um local. Então a prática de aromatizar sua casa, deixa-la sempre perfumada, exalando um odor que estimule as boas vibrações, fará você conectar novamente com esse sentido, ajudando-o a manter o Ch í no ambiente.
– As velas perfumadas em especial, além de ter essa capacidade melhorar o Ch´i pelo aroma, ainda possuem a capacidade de trazer a energia do “fogo” para dentro, um importante elemento de ação, calor e iniciativa para sua vida.
Enfim, muitas são as dicas, o tema é vastíssimo e apaixonante!
Tags: Feng-shui
Trackback do seu site.