Posts Tagged ‘Deuses’

O Culto ao Deus Thor

Escrito por Eduardo Gabriel da Silva em . Categorias: Ensinamentos, Magia Nórdica, Matérias

O Culto ao Deus ThorUm dos Deuses mais populares da mitologia nórdica é o Deus Thor. E isso não se deve somente ao fato de ter uma história em quadrinhos feita em sua homenagem. Milênios antes da criação do personagem em quadrinhos, esse já era o Deus mais cultuado pelos Nórdicos. Muitas pessoas crêem que o Deus mais cultuado fosse Odin, por ser o pai de quase todos os Deuses e líder dos mesmos.

Porém na antiguidade, Odin era um Deus associado ao poder, tendo na maioria de seus adoradores assíduos, reis ou líderes de aldeias. Já Thor é tido como o Deus da fertilidade e associado a agricultura e possui um grande aspecto de proteção – o maior da mitologia nórdica. Ou seja, era cultuado e muito invocado pelos agricultores e pelas pessoas do campo para auxiliar nas sua semeaduras e também proteger as suas plantações de qualquer praga ou adversidade. Quando falamos de agricultores nessa época, estamos falando de cerca de 90% das pessoas.

Fica fácil de compreender o porquê de Thor ser o Deus mais cultuado. Além de ter muitos aspectos compatíveis as necessidades do povo não é colocado entre os Deuses em um posto, tal como Odin, senhor do Valhalla e rei dos Deuses.

Thor é um Deus popular, um Deus aventureiro e descobridor. Por isso é a figura central da mitologia nórdica. Muitas pessoas adeptas ao paganismo utilizam um colar com o martelo Mjölnir, principal símbolo do Deus.

Símbolos – Caveiras Parte I

Escrito por Eduardo Gabriel da Silva em . Categorias: Ensinamentos, Magia Nórdica, Matérias

Algo notável e que vemos que é o divisor de águas. O entendimento quanto aos símbolos é uma das principais diferenças das práticas espirituais ou religiosas naturais para as mentais.

Cultos mentais são os cultos adoradores de uma força que não possui forma. Ou seja, não é difícil entendermos que qualquer símbolo para os seus praticantes são vistos como “algo das trevas”. E como a vida é toda composta de símbolos notamos que uma espécie de lacuna é criada, pois os processos naturais acabam por serem mal interpretados ou temidos pelos mesmos.

Já os praticantes de cultos naturais lidam melhor com a situação. Acostumados a enxergarem a Suprema Força Criadora em tudo e todos, são os curiosos da simbologia e a sua abertura consciêncial permite-lhes entender as simbologias que a vida apresenta.

Um dos símbolos mais mal interpretados é símbolo da Caveira. É muito temido por[more…]

Com os Deuses

Escrito por Eduardo Gabriel da Silva em . Categorias: Ensinamentos, Matérias

Quando usamos o termo “Deuses” a maioria das pessoas se choca. Algumas perguntam, “mas não existe apenas um”?

Outras, nem se dão o trabalho. Logo realizem em simultâneo julgamento e condenação. Para essas pessoas logo nos tornamos pecadores. Seres erróneos condenados a uma eternidade de sofrimento.

Ao primeiro tipo de pessoa uma boa explicação é sempre bem vinda.

Cremos que exista sim, uma força criadora magnânima. Mas acreditamos em um universo espiralado e cíclico onde inicio e fim se perde facilmente. Essa força esta presente em tudo! Principalmente em nós. Porém todo um “caminho” é percorrido até que ela a nós chegue.

Cada sentido, sentimento, habilidade, etc, também possui uma origem divina. Essa, já uma nova faceta da[more…]

Ser imortal

Escrito por Eduardo Gabriel da Silva em . Categorias: Ensinamentos, Magia Nórdica

Algo que admiro muito nas mitologias são os semideuses. Mas o que são os semideuses?

Na Wikipédia temos

Nas mitologias grega e romana, os semideuses eram filhos de deuses com parceiros mortais. Eles normalmente se destacavam por serem mais fortes que os humanos normais. Algumas vezes eram admitidos no Olimpo como imortais, o que é pouquíssimas vezes relatado.

Complemento dizendo que – em muitos casos – para serem aceitos no Olimpo tinham que cometer um acto heróico, algo que os distinguisse como alguém que era mais do que um simples mortal.

Na mitologia nórdica, os guerreiros mais valentes eram seleccionados pelas Valquírias para entrar no Valhala – Palácio dos Deuses na